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14 benefícios do sexo e orgasmo para a saúde (segundo a ciência)

Nos últimos anos, os benefícios das relações sexuais e outras práticas sexuais para nossa saúde física e psicológica são freqüentemente discutidos. Nesse sentido, tanto a atividade física associada ao sexo, mas também o orgasmo e a ejaculação em si são relevantes.

O fato de os tabus relacionados ao sexo serem cada vez menos intensos favorece a realização de pesquisas científicas sobre o assunto, tão natural quanto historicamente incompreendido, e permite confirmar as intuições que a humanidade tem desde a antiguidade.

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Benefícios de praticar sexo (e atingir o orgasmo)

Relações sexuais e orgasmo têm múltiplos benefícios para a nossa saúde . Alguns deles estão relacionados à prática de exercícios físicos, enquanto outros dependem de hormônios que o nosso corpo libera especificamente durante o sexo.

É importante notar que muitos desses efeitos positivos se devem ao orgasmo, e não à atividade sexual em si, de modo que não podemos nos beneficiar apenas deles como um casal.

1. Melhore o sistema imunológico

Existem estudos que sugerem que fazer sexo 1 ou 2 vezes por semana aumenta a quantidade de anticorpos (ou imunoglobulinas) em nosso corpo. Essas proteínas combatem infecções, resfriados e gripes e nos fazem recuperar antes das doenças.

Em particular, parece que as relações sexuais aumentam os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo que nos protege de infecções virais. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios com segurança.

2. Calorias ardentes

Um dos efeitos do exercício físico é que ele ajuda a perder peso, especialmente se sua intensidade é alta. Estima-se que a prática de sexo por 1 hora aumente entre 100 e 200 calorias , ou cerca de 5 calorias por minuto.

Tenha em mente que esse valor é baixo em comparação com a perda de calorias que ocorre durante a corrida ou natação, por exemplo. No entanto, o sexo não implica um grande sacrifício em comparação com outros tipos de exercício, por isso é uma boa maneira de garantir uma pequena redução de calorias em tempo hábil ou, se possível, regular.

3. É bom para o coração

Praticar sexo ou qualquer outro tipo de exercício regularmente reduz a pressão arterial (especificamente a sistólica), que tem consequências benéficas para a saúde cardiovascular, especialmente em idosos. Estes efeitos da atividade física são mais notáveis ​​quanto maior sua intensidade.

Especificamente, descobriu-se que a atividade sexual diminui o risco de doença cardíaca crônica e ataques cardíacos , pelo menos nos homens; Estes efeitos não foram estudados em mulheres, mas é muito provável que também ocorram.

Os riscos do sexo para pessoas com problemas cardíacos são mínimas: como a intensidade da atividade física é semelhante ao subir escadas, é muito improvável que um acidente cardíaco ocorre durante o sexo, a menos que a doença é muito severo

4. Limite o vínculo emocional

Quando temos um orgasmo, nosso corpo secreta o hormônio oxitocina, também conhecido como “o hormônio do amor” . O efeito relaxante da ocitocina está associado aos sentimentos de paz, satisfação, confiança e intimidade que muitas vezes seguem o sexo.

Os corpos das pessoas também produzem ocitocina amamentando um bebê ou observando nossos animais de estimação . Considera-se, portanto, que esse hormônio reforça os laços íntimos em geral, não apenas os sexuais.

5. Reduza o estresse

Algumas substâncias que nosso corpo libera durante a atividade sexual, como endorfinas e oxitocina, têm um efeito relaxante que reduz o stress e faz com que o corpo a reagir menos fortemente para as atividades que geram tensão, tais como falar em público.

Além disso, o sexo e outras atividades físicas, bem como relacionamentos satisfatórios, parecem estar ligados a uma queda na pressão sanguínea, que não só tem efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular, mas também nos faz sentir menos estressados.

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