Loading…

READY TO ROCK?

Click the button below to start exploring our website and learn more about our awesome company
Start exploring

Colágeno: Saiba como usar e seus efeitos colaterais

Suplementos de colágeno normalmente são vendidas como rejuvenescedores que ajudam a melhorar o estado da pele e prolongar a sua juventude. O colágeno é um dos principais componentes da nossa pele e representa uma proteína encontrada no tecido conjuntivo. Quando a idade vai chegando, a nossa pele perde colágeno e como resultado, a pele fica menos elástica e resistente, e é também mais vulnerável a danos. No entanto, apesar das alegações de que suplementos de colágeno podem restaurar o nível de colágeno no organismo e reverter os processos de envelhecimento, as evidências científicas mostra um pouco ao contrário disso.

Benefícios do colágeno para a saúde humana

Um grupo de cientistas testaram o impacto da suplementação de colágeno no corpo humano. Vejamos as principais conclusões, feito com base em pesquisas disponíveis.

1) Saúde dos ossos

Na pesquisa de 2017, cujos resultados foram publicados na revista Maturitas, os pesquisadores descobriram que suplementos de colágeno não foram capazes de melhorar a saúde óssea em mulheres na pós-menopausa. O estudo envolveu 71 mulheres com menopausa. As participantes do teste usaram colágeno hidrolisado durante 24 semanas. Os resultados mostraram que os suplementos alimentares de colágeno não produziu impactos sobre o metabolismo do tecido ósseo.

2) Massa Corporal

A recepção de colágeno pode ajudar a manter a massa muscular do corpo em mulheres idosas. Estes dados foram obtidos através da pesquisa de 2016, publicado em uma das revistas americanas, com mulheres que tinham excesso de peso. O estudo envolveu 19 mulheres que estavam à cima do peso, todas elas perderam gordura corporal mas mantiveram a massa corporal, todas as mulheres tomaram o colágeno colastrina por 15 dias.

Alguns defensores afirmam que suplementos de colágeno oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde, entre os quais:

  • melhora a flacidez da pele, fortalece cabelo e unhas
  • melhora a saúde dos olhos;
  • proteção contra as doenças do sistema cardiovascular;
  • melhoria do movimento das articulações;
  • fortalecimento dos ossos.

Tipos de colágeno e seu uso prático

Colágeno hidrolisado

Colágeno hidrolisado é uma substância obtido a partir de ossos e tecidos conjuntivos de animais. O colágeno é dividido através de um processo conhecido como hidrólise, que inclui a decomposição de conexão durante a reação com as moléculas de água. Muitos produtos de beleza à base de colágeno contêm exatamente o colágeno hidrolisado.

As injeções de colágeno

Muitas pessoas injetam colágeno por injeções, a fim de reduzir os sinais de envelhecimento da pele. Essa técnica ajuda a combater os efeitos do envelhecimento natural, estimulando a produção de colágeno na pele. Apesar de não ter uma quantidade a ser aplicada segura o suficiente, mesmo assim é muito usado e às vezes causam efeitos colaterais, como alteração da cor da pele e reacções alérgicas. E além disso, efeitos anti-envelhecimento de tais procedimentos exigem a repetição para manter os resultados.

Cremes que contenham colágeno

É importante lembrar que hoje em dia, não há qualquer evidência de eficácia de cremes, loções e outros produtos cosméticos que contêm colágeno. Contribuir para a formulação de colágeno pode promover a aplicação de produtos que contenham DHEA (DHEA).

Suplementos de colágeno e possíveis efeitos colaterais

Se apesar dos fatos você decidir tomar suplementos de colágeno, é importante pré-consultar com um especialista. O colágeno se exceder a dosagem pode causar uma série de efeitos colaterais, entre os quais uma reação alérgica, pessoas sensiveis a certos produtos (de animais, de tecido conjuntivo onde você adquiriu o colágeno), pode ter sensação de formigamento na boca, ou mau hálito.

A injeção de colágeno também podem levar a conseqüências indesejáveis para a sua saúde. Deve tomar cuidado para infecção, hematomas, pigmentação da pele e a cicatriz. Em alguns casos, a injeção de colágeno podem causar necrose de pele.

Pessoas que sofrem de doenças auto-imunes não devem tomar suplementos de colágeno de qualquer forma. Nestes casos, o nosso corpo percebe o seu colágeno como estranho substância e tende a destruí-lo, resultando em são observadas reações alérgicas, que se manifestam em vista inchaço da face e extremidades.

Também quando a ingestão de colágeno deve-se lembrar da possibilidade de errado ritmo cardíaco, constipação, fraqueza em geral, hipercalcemia, dores musculares e nas articulações.

Só o médico é capaz de identificar necessária a dosagem de colágeno dependendo do seu estado de saúde e de co-morbidades. Com tal número de efeitos colaterais e недоказанности principais propriedades do colágeno, deve-se evitar suplementos de colágeno.

Devido ao fato de que, hoje, para comprar o colágeno você não precisa sair de casa, muitas pessoas sem quaisquer razões começam a tomar uma dose grande de colágeno hidrolisado. Isso pode ser muito perigoso. Pense sobre a possibilidade de danos que que ele pode causaao seu corpo…

Deixe uma resposta