Loading…

READY TO ROCK?

Click the button below to start exploring our website and learn more about our awesome company
Start exploring

Como calcular o peso ideal de uma pessoa?

Como calcular o peso ideal de uma pessoa?

O ritmo de vida corrido dos dias atuais é um dos grandes inimigos da saúde. A correria cotidiana leva à adoção de uma série de hábitos pouco saudáveis, como o sedentarismo e o consumo de alimentos com muitas calorias e poucos nutrientes.

Por isso, o sobrepeso tem crescido de forma considerável no Brasil. Em agosto de 2013, o Ministério da Saúde publicou um relatório mostrando que, pela primeira vez na história do Brasil, o número de pessoas com sobrepeso superou o de indivíduos que estão na faixa adequada de peso.

Como é calculado o peso ideal?

O peso ideal de uma pessoa é calculado através do Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice foi criado no final do século XIX e, até hoje, é um dos indicadores mais precisos de avaliação do peso ideal, sendo inclusive adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

O IMC é o resultado da divisão da massa corporal, em quilos, pelo quadrado da altura, em metros. Se, por exemplo, o indivíduo tem 1,77 metros de altura e 92 quilos, a conta será 92 (peso) dividido pela altura ao quadrado (1,77 x 1,77, aproximadamente 3,13). O resultado será um valor próximo a 29,3.

O resultado obtido, então, é incluído na chamada tabela do IMC, uma classificação que vai da magreza grave à obesidade grau III, passando por oito gradações diferentes. A faixa de peso considerada saudável é aquela na qual o IMC está entre 18,6 e 24,9. Ou seja, o indivíduo em questão, utilizado no exemplo acima, se encaixaria na faixa do sobrepeso, que vai de 25 a 29,9.

Calculadora de IMC

O cálculo do IMC é bem simples de ser feito. Contudo, se você preferir, é possível encontrar calculadoras de IMC na internet, onde basta informar seu peso e altura para que o resultado seja obtido.

Limitações

Embora o cálculo do IMC seja um importante indício de sobrepeso, o sistema apresenta algumas limitações relevantes. O índice, por exemplo, não é válido para o cálculo do peso em crianças e idosos, devido a algumas peculiaridades da massa corporal nestes períodos da vida.

Há também algumas diferenças étnicas que podem alterar os valores da tabela, assim como a constituição física dos indivíduos. Se tomarmos apenas o cálculo do IMC como base, pessoas musculosas podem ser consideradas obesas. Portanto, o cálculo ideal do peso só é possível plenamente através de orientação médica.

Soluções para o sobrepeso

Caso o sobrepeso realmente seja constatado, serão necessárias algumas atitudes para solucionar o problema. A principal delas é a adoção de hábitos mais saudáveis, que incluam a prática de exercícios físicos e mudanças no cardápio e uso de suplementos como Quitoplan e / ou colágeno hidrolisado, o mais conhecido é a colastrina.

Com acompanhamento médico, é possível recorrer também a dietas comprovadamente eficazes, como a dieta dos pontos, que controla as calorias através de um sistema de pontuação diária.

A grande vantagem da dieta dos pontos é a promoção de uma reeducação alimentar completa, ao invés da mera privação de consumo de determinados alimentos. De qualquer forma, antes de iniciar qualquer tipo de dieta, é muito importante consultar seu médico.

Deixe uma resposta