Loading…

READY TO ROCK?

Click the button below to start exploring our website and learn more about our awesome company
Start exploring

Fundos De Investimento Garantido

Resultado de imagem para Fundos De Investimento

Fundos De Investimento Garantido

Um fundo de investimento garantido é um tipo de fundo que, como mínimo, garante o investimento inicial realizada uma porcentagem da mesma. Este montante que o fundo garante que pode ser pago em um período de tempo determinado, a data de vencimento da garantia. Se o fundo não atinge os objetivos pretendidos, uma terceira entidade garante a diferença de preços no valor de seu patrimônio.
Como se vai vendo, em seguida, são um tipo de fundos de investimento adequados para os investidores mais conservadores , como muito, investidores moderados. Podem ser tanto de renda fixa quanto de renda variável e com um horizonte temporal de médio longo prazo.
Este tipo de fundos apareceram em Portugal em 1995 e foi uma consequência das fortes subidas de taxas de juro que se produziram em 1994. Além disso, nesse mesmo ano, ocorreram algumas drásticas quedas nas cotações dos valores mobiliários.

Uma questão importante é que não são fundos garantidos (embora possam parecerlos) aqueles que estão vinculados a algum tipo de rendimento fixo variável. Este tipo de fundos tem um objetivo concreto de rentabilidade pré-definido. O que aparece de forma explícita no folheto informativo do próprio fundo. Assim como a data concreta em que são cobrados. No entanto, os rendimentos são um objetivo; mas o objetivo não é garantido. Não sendo devidos pelo investidor.
Existem fundos que podem assegurar um rendimento adicional ligado a evolução de um índice, mas como foi explicado, isto não é uma garantia propriamente dita, seria um híbrido. A evolução positiva do referido índice não está garantida.
Como regra geral, os fundos garantidos de renda fixa costumam garantir, além da conservação do capital, um rendimento fixo a data da garantia (consultar TAE no folheto informativo). Os fundos de renda variável, por sua própria natureza, tendem a assegurar o capital investido uma parte do mesmo, não garantindo um montante adicional e se não há está ligada a um objetivo (como discutido anteriormente). Repete-Se, como regra geral. É necessário saber, com exatidão, se não existe alguma garantia de rentabilidade.

Resultado de imagem para Investimento

Fundo de investimento garantido: por que se caracterizam
As características dos fundos de investimento garantidas são as seguintes:
Existem condições para que a garantia seja efetiva
Normalmente, estas condições têm que ver com certas restrições à liquidez. Os fundos de investimento são, por natureza, um produto totalmente líquido, no qual o participante pode realizar tanto assinaturas como descontos no momento que desejar. Não é assim com os fundos garantidos.

Para poder cumprir com as garantias dadas, deve-se atingir um objectivo de investimento específico; para alcançar o objetivo é preciso um horizonte de tempo determinado. Portanto, seguindo o esquema lógico, este tipo de fundos têm um horizonte de tempo recomendado. Este horizonte coincide com o prazo de garantia de conservação de capital.
Por isso, estes fundos são concebidos para que não seja aconselhável a entrada e saída de participantes, enquanto este prazo está em vigor e a garantia não tiver expirado. Costuma ser um prazo entre 1 a 6 anos.
É importante que o participante tenha esta questão prevista e que não tenha necessidade de reembolsar as participações que assinou uma vez que pode perder a garantia. Recebendo o reembolso das ações pelo valor liquidativo das mesmas, sem mais.

Imagem relacionada

À margem do exposto, estes fundos podem estar sujeitos a comissões de subscrição e de reembolso se realizam essas operações fora das datas recomendadas.
Em alguns fundos deste tipo podem ser efectuadas subscrições e reembolsos totais parciais) em datas intermediárias. São as chamadas janelas de liquidez”. Tudo isso vem exposto no prospecto do fundo.

O que acontece quando chega a data de vencimento da garantia
Não se deve confundir com o vencimento do fundo. Um fundo de investimento não vence a não ser que a gestora decida sua dissolução, fusão do mesmo na data determinada. Coisa que, sabemos, de antemão, por meio do folheto informativo.
Por este motivo, a data de vencimento é simplesmente a data em que a garantia que oferece o fundo (do total do capital investido uma parte do mesmo), funcionando como um fundo de investimento tradicional. Também é possível que a sociedade gestora ofereça uma nova garantia.
A sociedade gestora enviará informações aos participantes nas datas próximas ao vencimento da garantia informando as mudanças que ocorrerão no fundo. Se o participante não lhe interessa manter o seu investimento sob estas novas condições, pode reembolsar as suas participações sem nenhum custo. É o que se denomina direito de separação gratuito.

Uma vez expirada a garantia, e o período de tempo para exercer o direito de separação gratuito, os reembolsos serão realizadas a preços de mercado (valor liquidativo das participações) perdendo o direito de garantia.
Tributação dos fundos de investimento garantido
A primeira questão é saber se a garantia oferecida é externa interna. Ou seja, a garantia é dada em todos os casos, por uma terceira entidade, e pode ser a favor do participante diretamente (externa) pode muito bem ser o próprio fundo o que tenha a garantia (interna).

A diferença é que no caso de que o fundo não alcance o seu objetivo e não tem o capital previsto na data de vencimento, a entidade fiador é o que traz para o próprio fundo em caso de garantia interna. bem é entregue directamente ao participante em uma garantia externa. Existem diferenças no tratamento fiscal de cada uma delas.
Em uma garantia interna, já que a entrada de capital e recebe o próprio fundo, o participante apenas um participante apenas recebe esta quantia através do valor liquidativo de suas participações. Portanto considera-se um ganho patrimonial e não tem efeitos fiscais imediatos, devido a que as mais-valias não alimentam até que ocorra o reembolso das partes. o que é o mesmo, tem-se a mesma tributação que em qualquer outro fundo de investimento corrente.

Outra coisa diferente é, se a garantia é externa, quando o participante recebe diretamente em sua conta a diferença entre o valor liquidativo das participações e o valor liquidativo garantido na data de vencimento da garantia. Esta quantidade sim que tributa no exercício económico em que se percebe como rendimentos do capital de móveis (como se fossem dividendos de acções). Lembre-se se sempre de qualquer investimento feito requer uma estratégia adequada para maximizar os lucros e evitar perdas. Veja mais: estrategia para opções binarias.

Portanto, para esses efeitos, é necessário que o participante verifique no prospecto do fundo de investimento garantido a estas questões. Em particular esta última para efeitos de um melhor planeamento fiscal.

Deixe uma resposta