Genética e esporte

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Potencial genético dos músculos

A maioria dos iniciantes no ginásio está interessado na pergunta sobre sua predisposição genética para o fisiculturismo e, portanto, se eles contam com eles com a vantagem de que seus músculos cresçam mais rápido. No entanto, uma "boa genética" não significa que haja facilidade para ganhar massa muscular, mas também dificuldade em acumular gordura.

O método mais fácil para determinar sua predisposição (ou não) ao musculação é medir a espessura do pulso da mão. Os mesomorfos (com facilidade para ganhar massa muscular) e os endomorfos (com tendência à obesidade) caracterizam-se por ter o osso do pulso bastante espesso em comparação com os ectomorfos (com inclinação para ser magra).

O tipo de construção do corpo define de muitas maneiras quão fácil ou difícil é mudar a figura. Como definir seu somatotipo?
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Como calcular seu corpo físico

Para determinar seu tipo de corpo, mestre a espessura do pulso. O perímetro do osso nesta parte é inferior a 17,8 cm nos ectomorfos, enquanto nos mesomorfos pode atingir entre 17,8 e 19 cm. Nos endomorfos, a espessura excede 19 cm (1) . Estes números aplicam-se para homens com uma altura superior a 1,60 m.

A maioria das pessoas não pertence a um tipo único de construção corporal. Um indivíduo pode pertencer a diferentes tipos de estrutura corporal e cada um deles está representado em seu corpo em diferentes proporções. Por exemplo, a parte inferior do corpo pode ser endomórfica, enquanto a parte superior pode ser ectomórfica.

Genética e sorte

O potencial genético para ganhar massa muscular rápida depende não apenas do seu tipo de construção corporal, mas também de seus níveis hormonais. Pessoas com tendência a aumentar o volume de seus músculos com relativa facilidade têm níveis mais altos de testosterona, níveis mais baixos de cortisol e seus músculos são suficientemente sensíveis à insulina.

Níveis elevados de testosterona influenciam positivamente o crescimento muscular, enquanto baixos níveis de cortisol tornam possível treinar mais tempo e permitir que os músculos se recuperem mais rapidamente. A sensibilidade dos diferentes tecidos à insulina determina quais crescerão quando receberem calorias (tecidos gordurosos ou fibras musculares).

Quão rápido os músculos crescem?

Considera-se que a velocidade máxima na qual a pessoa média pode ganhar massa muscular é de 0,2 kg por semana, ou seja, aproximadamente 1 kg por mês (2) . Embora esta figura possa parecer insignificante, ganhar 12 kg de massa muscular magra em um ano é suficiente para mudar o corpo de tal forma que não pode ser reconhecido.

Se você ganhar mais de 1 kg por mês, é provável que você não esteja apenas aumentando seus músculos, mas também seus depósitos de gordura e fluidos, que é típico dos endomorfos. Por esta razão, uma dieta para aumentar a massa muscular não só envolve o aumento de calorias, mas também a seleção correta do alimento de onde eles vêm.

Metabolismo de um atleta

A pesquisa científica afirma que os indicadores metabólicos dos diferentes tipos de estrutura corporal podem ser diferenciados em 7-18% (3) . A principal diferença reside na reação do corpo à presença de carboidratos, na produção de insulina e na sensibilidade dos tecidos.

O treinamento regular melhora a capacidade do corpo para acumular energia de carboidratos em fibras musculares e não em depósitos de gordura. Como resultado, o corpo de um atleta envia os músculos das calorias que recebe dos alimentos; enquanto em pessoas sedentárias, essas calorias são transformadas em gordura.

Dicas sobre como ganhar 9 kg de músculos em 3 meses: o que comer e quais suplementos esportivos para consumir.

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Boa genética: 4 características

  1. proporções atléticas do corpo . A largura do tórax, a cintura e os músculos nos ectomorfos é quase o mesmo; A cintura dos endomorfos tende a ser a área mais larga, enquanto os mesomorfos têm uma cintura fina e um baú ligeiramente mais amplo do que os coxos. Por isso, os mesomorfos têm a facilidade de esculpir uma forma "V" ou "X" com ombros largos e costas.
  2. Metabolismo saudável . Seu metabolismo está em ordem se você não sentir a necessidade de comer doces, não sofra ataques de gula por noite, ganha peso com dificuldade e consegue se livrar dele rapidamente. No caso oposto, você terá que lutar para restaurar a sensibilidade de seus tecidos à insulina através do treinamento com intervalos HIIT de alta intensidade.
  3. Níveis elevados de testosterona . Os níveis elevados de testosterona podem ser evidenciados nos homens pelo comportamento um tanto irritável e agressivo, bem como pelo aumento do desejo sexual e da libido. Na vida cotidiana é fácil determinar: se você tomar decisões arriscadas regularmente, seus níveis de testosterona provavelmente serão elevados.
  4. Capacidade de auto-motivação. Não importa o quão "ruim" seja a sua genética, treinamento regular e alimentação saudável o tornará melhor. O mais importante é ter paciência e motivação. Assuma o exemplo de Arnold Schwarzenegger, que era um garoto bastante fino e um adolescente pouco atlético.
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A predisposição genética para ter um corpo atlético e ganhar massa muscular rapidamente são características dos mesomorfos, que têm níveis elevados de testosterona, baixos níveis de cortisol e alta sensibilidade dos tecidos musculares à insulina, o que lhes permite use calorias para aumentar a massa muscular e não gordura.

Bibliografia:

  1. Previsão de somatótipo das medidas corporais. Damon, Albert; Bleibtreu, Hermann K.; Elliot, Orville; Giles, Eugene
  2. Qual é o My Genetic Muscle Potential? Lyle McDonald, fonte
  3. Somatótipo e indicadores de aptidão metabólica na juventude. Peter T. Katzmarzyk1, Robert M. Malina, Thomas M.K. Canção, Claude Bouchard, 1998, fonte

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