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Tipos de corpo: endomorph

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Definição: endomorph

O tipo endomórfico é uma das três classificações da textura do corpo. A figura típica de um endomorfo é caracterizada pela estrutura espessa dos ossos, a cintura larga e, infelizmente, o excesso de gordura em diferentes áreas do corpo. O metabolismo dessas pessoas tende a ser lento e geralmente não tem muita força.

Acredita-se que o tipo endomórfico seja o mais comum entre a população européia. Muito provavelmente, os processos evolutivos desenvolveram um método para que as pessoas sobrevivessem às estações frias (quando os alimentos são escassos) graças aos depósitos de gordura acumulados durante a estação quente, quando há maior acesso aos alimentos.

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Ectomorph / Mesomorph / Endomorph

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Características de um endomorph

A figura dos endomorfos tende a ser redonda ou em forma de pera, uma vez que a sua pelve é mais larga do que os ombros. Suas extremidades geralmente são curtas, embora às vezes elas possam ser mais longas do que o normal. Sua cabeça é redonda e masisa. Essas pessoas não têm um amor natural por esportes e outras atividades físicas.

Uma grande vantagem deste somatótipo é a sua ampla estrutura óssea, que, com treinamento, permitirá um aumento da massa muscular. No entanto, o estilo de vida sedentário faz com que essas pessoas ganhem, não músculos, mas a gordura (principalmente na área do estômago e dos quadris) e se livrar disso pode ser muito difícil.

Complementos esportivos para queima de gordura

O principal erro cometido por endomorfos é confiar que o consumo de queimadores de gordura fará com que seu metabolismo se acelere, sem fazer o menor esforço físico para se livrar do excesso de peso. Infelizmente, as coisas não são tão fáceis. A perda de peso deve começar com uma dieta adequada e não pelo consumo de suplementos.

Uma vez que os endomorfos geralmente amam alimentos doces e / ou gordurosos, eles podem começar a apresentar problemas como o metabolismo da glicose prejudicada, o risco de desenvolver diabetes, altos níveis de colesterol "ruim" e pressão arterial elevada. Em muitos casos, os queimadores de gordura podem simplesmente ser contra-indicados.

Dieta para endomorfos

O segundo erro mais comum entre os endomorfos é o desejo de perder peso o mais rápido possível por meio de dietas restritivas e rotinas de exercícios intensos. No entanto, esses mecanismos levam o corpo a um estado de "choque" que causa uma alteração hormonal e promove o aumento dos depósitos de gordura e a destruição dos músculos existentes.

Para perder peso e preservar uma figura atlética, é necessário seguir uma dieta moderada ao longo da vida: limitar o consumo de produtos doces e outros alimentos ricos em carboidratos rápidos (simples), controlar a ingestão de gorduras de origem animal e maximizar a ingestão de fibras e vegetais.

Estratégia de exercícios para endomorfos

Quanto maiores os músculos, mais rápido o metabolismo funciona: no entanto, o corpo geralmente não consegue construir músculos e queimar gordura ao mesmo tempo. O formato da rotina de exercício ideal para um endomorfo consiste em ciclos alternados para ganhar massa muscular com ciclos para queimar gordura, secar e marcar músculos.

A dificuldade reside no fato de que o metabolismo lento e a baixa capacidade de acumulação de energia característica dos endomorfos tornam o treinamento para eles bastante pesado. Para estimular o metabolismo, é recomendável consumir uma ração de carboidratos rápidos 30-40 minutos antes do treinamento e outro imediatamente após o término.

Como se livrar da gordura na parte inferior do abdômen e remover as fatias dos lados? Abdomen sem gordura: a melhor estratégia.

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Treino curto mas intensivo

O programa de treinamento básico é a rotina que melhor se adapta aos endomorfos para que eles possam ganhar massa muscular (um pequeno número de exercícios realizados em poucas repetições e com muito peso) e uma rotina curta mas intensiva para queimar gordura (treinamento em circuitos, crossfit e treinamento com intervalos de intensidade HIIT).

Esta estratégia não só acelera o metabolismo, mas melhora o equilíbrio hormonal: o corpo aprende a usar a glicose contida nos carboidratos para realizar o treinamento descrito acima (e não para acumulá-lo sob a forma de gordura). Da mesma forma, aumenta a produção de hormônios de queima de gordura, como o hormônio do crescimento e a testosterona.

Como obter um estômago plano?

O sonho de qualquer endomorfo é ter um abdômen achatado com a menor quantidade de gordura possível. No entanto, para esculpir um abdômen de aço é importante, não o número de exercícios abdominais, mas a dieta adequada. Tenha em mente que o corpo envia calorias excedentes para serem acumuladas como gorduras na região do abdômen.

O mais conveniente é limitar o consumo de calorias antes de chegar ao nosso corpo e não tentar queimá-los através de exercícios depois de terem sido consumidos. Lembre-se de que um pacote de batatas fritas ("bag chips") é equivalente a correr 10 km. Fast food e um estômago plano definitivamente não são compatíveis em um endomorph.

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A estratégia de treinamento endomórfico deve basear-se em uma alternância periódica de rotinas curtas mas muito intensas para ganhar massa muscular e queimar gordura. No entanto, os fatores mais importantes para esculpir um abdômen atlético devem seguir uma dieta e limitar o consumo de carboidratos simples, mais do que em treinamento.

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