Tipos de corpo: mesomorph

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Definição: mesomorph

O tipo mesomórfico é uma das três classificações de textura corporal. A principal característica dos mesomorfos é que eles têm uma figura atlética por natureza. Apenas 10-15% da população mundial pertence a este tipo, no entanto, uma grande maioria de atletas profissionais e modelos de fitness fazem parte deste grupo somático.

Os mesomorfos geralmente têm altos níveis de testosterona, metabolismo acelerado e bom apetite: esses fatores permitem ganhar massa muscular facilmente. Um problema freqüente neste tipo de pessoas é que eles assumem que sua figura permanecerá assim sem muito esforço, e é por isso que eles tendem a perder sua condição física com a idade.

Ectomorph / Mesomorph / Endomorph

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Mesomorph ou meso-ectomorph?

Os 3 tipos de contorno corporal raramente são expressos puramente na natureza: muitas vezes, as pessoas são uma mistura de diferentes somatótipos. Um mesomorfo que não pratica esportes pode pensar que ele é um ectomorfo, enquanto um amante dos doces que tem alimentado mal desde a infância pode acreditar erroneamente que ele é um endomorfo.

Para que o tipo somático mesomórfico se torne evidente, são necessários meses (e até anos) de treinamento regular e nutrição adequada. Se você tem dúvidas sobre o tipo de somatótipo que você pertence, veja a textura corporal dos membros da sua família. A textura do corpo geralmente é herdada diretamente dos pais (1) .

Metabolismo de um mesomorfo

As principais características do metabolismo dos mesomorfos são a baixa secreção de cortisol (2) e os índices elevados de relação P (capacidade de assimilar a proteína dos alimentos). Os músculos dos mesomorfos recebem mais alimentos e se recuperam mais rápido após o treinamento, e é por isso que eles podem exercer mais freqüentemente.

Devido aos altos níveis de testosterona e hormônio do crescimento, é difícil para os mesomorfos acumular gordura, o que lhes permite comer alimentos altamente calóricos até uma certa idade. Esta virtude também pode ser uma desvantagem para aqueles mesomorfos que não dão importância aos alimentos, porque ao longo do tempo perderão sua figura.

A importância de uma dieta adequada

Enquanto os endomorphs acumulam gordura com o menor excesso de calorias e os ectomorphs devem comer regularmente para ganhar peso, os mesomorphs não precisam de nenhum extremo: seu metabolismo é, por natureza, programado para enviar energia de alimentos para músculos, e não acumulá-lo como gordura.

No entanto, o consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico acaba interrompendo a reação do corpo à insulina e equilíbrio hormonal. Neste caso, níveis elevados de testosterona desempenham um contra o outro, porque eles irão fazer com que a gordura seja acumulada mais rapidamente e as doenças cardíacas se desenvolvam.

Dieta recomendada

Mesomorfos devem prestar especial atenção à quantidade de gorduras saturadas de origem animal em sua dieta e não consumir mais de 10 a 15 gramas destes por 1000 Kcal. Caso contrário, essas pessoas correm o risco de aumentar os níveis de colesterol "ruins". As gorduras não devem contribuir com mais de 30-35% das calorias consumidas diariamente.

Os carboidratos devem ser a base da dieta mesomórfica; Ao mesmo tempo, eles são recomendados para manter a proporção de 2,5: 1 entre carboidratos e proteínas, o que equivale a consumir 2,5 a 3 vezes menos proteínas do que carboidratos. Caso contrário, o excesso de proteína causará uma queda nos níveis de testosterona.

O treinamento mais eficaz para a hipertrofia (crescimento dos músculos), a quantidade recomendada de séries e repetições.

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Estratégia de exercício para mesomorfos

Devido às características especiais do seu metabolismo, qualquer tipo de treinamento é efetivo para mesomorfos. As pessoas pertencentes a este grupo não têm problemas para ganhar massa muscular, marcar os músculos ou esculpir o abdômen. A regra mais importante para eles é variar constantemente os tipos de treinamento.

Os homens mesomórficos tendem a desenvolver um espírito bastante competitivo devido aos altos níveis de testosterona que possuem; por essa razão, é mais interessante para eles participar de aulas grupais, como a CrossFit, do que ir ao ginásio para fazer treinamento básico de programas, onde o principal é levantar pesos sem companhia ou competição.

Treinamentos para mesomorfos

É importante ter em mente que os mesomorfos são mais troteados do que a maratona. A este tipo somático, recomenda-se um treinamento curto, mas de alta intensidade, com o glicogênio como principal fonte de energia. Para eles, esse tipo de treinamento é melhor do que as rotinas longas com peso moderado que causam a queima de gorduras.

Um fenômeno comum nos mesomorfos que treina é que seus músculos se adaptam rapidamente à carga, atinge um ponto em que o corpo não evolui mais e, finalmente, não há mais progresso. É por esta razão que são aconselhados, não apenas a mudar regularmente os exercícios que realizam, mas também a sua rotina em geral e o tipo de esporte que praticam.

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Os mesomorfos tendem a ser caracterizados pela sua textura corporal atlética e têm toda a matéria-prima para alcançar o crescimento muscular e a queima de gordura facilmente. Os tipos mais eficazes de treinamento para este somatótipo são rotinas "explosivas", de curta e alta intensidade, bem como esportes que promovem a concorrência.

Bibliografia:

  1. Modelagem multinível de componentes de somatótipo: o estudo de irmãos portugueses sobre crescimento, fitness, estilo de vida e saúde, fonte
  2. Somatótipo e níveis de hormônio do estresse em jovens jogadores de futebol, fonte

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