Loading…

READY TO ROCK?

Click the button below to start exploring our website and learn more about our awesome company
Start exploring

Tipos de fibras musculares

 Tipos de fibras musculares pós imagem

Tipos de fibras musculares

A proporção entre as fibras musculares lentas e rápidas é um dos parâmetros que diferenciam as maratonas inatas dos atletas de corrida, que devem acelerar ao máximo no final de uma corrida. Além disso, é essa mesma proporção que determina em grande parte se uma pessoa pode queimar gordura e ganhar músculo facilmente.

Por um lado, a ignorância da fisiologia básica de nosso corpo e músculos faz com que muitas pessoas escolham a estratégia de treinamento incorreta. Para alcançar a massa muscular e esculpir um corpo atlético com o menor esforço possível, só é necessário entender como funciona o nosso corpo.

Sinais evidenciando uma predisposição genética para o rápido crescimento muscular. Como saber se a sua genética é esporte?
<! – //

Fibras musculares vermelhas e brancas

A musculatura humana é composta de tecidos conjuntivos, capilares, sarcoplasmas e fibras musculares. Estes, por sua vez, são divididos em fibras rápidas e lentas dependendo da velocidade de contração na qual eles começam a trabalhar. Do mesmo modo, a diferença também é notarial no nível de cor e na fonte da qual eles tomam energia.

As fibras musculares lentas (vermelhas) são responsáveis ​​por suportar cargas homogêneas, estáticas e duradouras; Da mesma forma, eles usam gordura como principal fonte de energia. As fibras musculares rápidas (branco) têm a função de fazer movimentos curtos, mas de alta intensidade, eles usam o glicogênio (carboidratos) e a creatina como fonte de energia.

Diferença entre fibras musculares

Um exemplo muito óbvio para explicar as diferenças entre os tipos de fibras musculares é a carne de frango. Os seios e as asas são caracterizados pela cor branca e pela presença mínima de gordura, enquanto as coxas e as coxas têm uma cor avermelhada e uma maior quantidade de tecido adiposo.

Como a maior parte do tempo as galinhas estão no chão, a musculatura das pernas resiste a uma carga estática constante, que é suportada principalmente pelas fibras musculares lentas (1) . Por outro lado, os músculos das asas são usados ​​para movimentos curtos e intensos, e esse tipo de carga deve ser resistida pelas fibras rápidas.

Fibras lentas / vermelhas

Embora as fibras musculares lentas sejam finas e fracas, elas podem suportar cargas por longos períodos de tempo. Sua cor avermelhada é devido à presença de moléculas de oxigênio, que são fundamentais para a oxidação de gorduras (triglicerídeos), que são a principal fonte de energia.

É por esta razão que a aeróbica e o cardio a longo prazo são ideais para a perda de peso: essas atividades atuam sobre fibras musculares lentas, literalmente, acumulando depósitos de gordura. é importante treinar mantendo o pulso na zona de queima de gordura (60-70% FCM) para fornecer oxigênio aos tecidos do corpo.

Fibras rápidas / brancas

Para cargas de alta e alta intensidade, os músculos precisam ter acesso rápido a alguma fonte de energia. A gordura não é adequada, porque seu transporte e oxidação leva pelo menos alguns minutos. Essa energia necessária deve estar em um lugar acessível e muito próximo dos músculos.

As fibras musculares rápidas são usadas para realizar movimentos explosivos, eles trabalham com base em glicogênio (que são depósitos de carboidratos nos músculos), adenosina trifosfato e fosfocreatina (fosfato de creatina ou PCr) (2) . O aumento do volume muscular deve-se em parte ao crescimento das reservas de glicogênio muscular.

O tipo de construção do corpo define de muitas maneiras quão fácil ou difícil é mudar a figura. Como definir seu somatotipo?

se (window.relap) window.relap.ar ('dWBgcfg54RvhhISE');

Proporção de fibras musculares

A musculatura humana é formada por uma rede de diferentes tipos de fibras musculares. Nos músculos estabilizadores do tronco, a área da coluna vertebral, os músculos internos abdominais e os músculos das pernas há uma maior presença de fibras musculares lentas, enquanto nas outras zonas predominam as fibras rápidas (3) .

No entanto, o corpo é capaz de se adaptar sob o efeito de treinamento regular e alterar essa proporção. No caso de um maratonista, a porcentagem de fibras musculares lentas pode atingir 80%, enquanto predominam as fibras rápidas de atletas, cuja presença pode atingir 65-70%.

Como trabalhar fibras rápidas?

O treinamento de força é mais adequado para exercitar fibras musculares rápidas. Quanto maior o peso a ser levantado e quanto menor o número de repetições (e, portanto, a duração da carga experimentada pelos músculos), mais rápido e melhor as fibras musculares rápidas serão trabalhadas.

Uma vez que a principal fonte de energia para este tipo de fibras musculares é o glicogênio, é importante consumir carboidratos suficientes: esta é a razão pela qual os carboidratos são o macronutriente mais importante para alcançar o crescimento muscular e não o proteínas, como muitos afirmam erroneamente.

((__lxGc __ = janela .__ lxGc__ || {'s': {}, 'b': 0}) [‘s’] [‘_205668’] = __ lxGc __ [‘s’] [‘_205668’] || {'b': {}}) [‘b’] [‘_602329’] = {'i': __ lxGc __. B ++};

***

As fibras musculares são classificadas como rápidas e lentas. O treinamento de força atua sobre fibras rápidas, que precisam de carboidratos e glicogênio. As fibras musculares lentas, pelo contrário, são ativadas pela realização de exercícios aeróbicos de longa duração e de baixa intensidade, que por sua vez promovem a queima de gordura.

Bibliografia:

  1. Músculos – contração rápida e lenta, fonte
  2. Músculo esquelético estriado, fonte
  3. Treinamento de velocidade e energia, fonte
  4. Fast Twitch, Slow Twitch … Qual é você? fonte

Deixe uma resposta